segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Sespa apóia ações do carnaval em Belém e no interior

O governo do Estado, por meio do 1º Centro Regional de Saúde (1º CRS) da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), estará realizando de hoje, sexta-feira, até a terça-feira, 16, a “Operação Carnaval 2010”, com ações de promoção, prevenção e assistência à saúde aos foliões da Aldeia Cabana, no bairro da Pedreira, em Belém, bem como nos principais balneários da região metropolitana, a exemplo de Mosqueiro, Icoaraci e Outeiro.

O diretor do 1º CRS da Sespa, Márcio Leno Maués, informa que em todos esses locais uma equipe com até seis profissionais estará abordando brincantes com o objetivo de conscientizá-los sobre diabetes, hipertensão, DST/Aids, câncer de pele e hábitos saudáveis.

Em Mosqueiro, as ações da Sespa estarão concentradas na Vila e nas praias do Farol e Murubira. Já em Icoaraci o foco estará na praia do Cruzeiro, enquanto que em Outeiro as abordagens vão acontecer nas praias Grande e do Amor.

Preservativos - Por outro lado, integrantes e colaboradores da Coordenação de DST/Aids da Sespa continuarão distribuindo materiais educativos e preservativos até este sábado no Terminal Rodoviário de Belém. Ao todo, são um milhão e seiscentos preservativos que estão sendo distribuídos pela Secretaria durante o período de folia como parte da campanha “No bloco da alegria, tem confete, serpentina e camisinha. Entre nesse bloco. Use camisinha”.

O foco geral da campanha tem sido o adulto jovem, de ambos os sexos, para a importância do uso da camisinha. Para conscientizar os foliões que irão pra o interior do Estado, equipes com cinco integrantes da campanha já estarão a postos até a quarta-feira de cinzas em nove municípios em que haverá distribuição de preservativo e aconselhamento: Bragança, Conceição do Araguia, Barcarena, Soure, Cametá, Vigia, Curuçá, Marudá e Marapanim.

Para a ação em Salinas, uma das Unidades Móveis da Sespa servirá como Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) na praia do Atalaia. Durante o mesmo período, Lourival Marsola e uma equipe de 11 colaborares estarão ofertando testes rápidos para detecção de HIV e sífilis.

Lourival Marsola ressalta ainda que a campanha de carnaval representa um dos momentos de intensificação da prevenção das DST’s e Aids, que ocorre o ano inteiro. Independente da ação nesses 10 municípios em que a população flutuante estará mais concentrada, o material relativo à campanha foi encaminhado para os 13 Centros Regionais de Saúde (CRS), que farão a distribuição para os municípios.

Participam da mobilização cerca de 60 técnicos, oriundos da Diretoria Técnica e Unidades Móveis da Sespa; do Laboratório Central do Estado (Lacen) e da Unidade de Referência Especializada em Doenças Infecciosas e Parasitárias Especias (Ure Dipe), que é referência na assistência ambulatorial, educativa e informativa aos portadores do HIV/Aids do Estado do Pará.

Atuam também, a título de parceria, integrantes de Organizações Não-Governamentais, como Grupo de Apoio à Prevenção à Aids do Pará (Gapa-Pará), Grupo de Mulheres Prostitutas da Área Central (Gempac) e Movimento de Promoção da Mulher (Moprom).

Nenhum comentário:

Postar um comentário