segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Marabá sediará II Jornada de Cirurgiões-Dentistas e Profissionais Auxiliares da Odontologia

O Conselho Regional de Odontologia (CRO-PA) e a Associação Brasileira de Odontologia-Regional Marabá realizarão, de 25 a 27 de fevereiro, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Marabá, a II Jornada de Cirurgiões-Dentistas e Profissionais Auxiliares da Odontologia – Região Marabá. O objetivo é ampliar e atualizar os conhecimentos técnico-científicos dos profissionais que atuam naquela região, assim como proporcionar momento de confraternização entre os profissionais.

Segundo o presidente da ABO-Marabá, Sizenando Teixeira, atualmente, a região Sudoeste do Pará ocupa a posição de maior polo de desenvolvimento e com perspectivas de constante e elevado nível de crescimento para os próximos anos. E no momento em que o desenvolvimento sócio-econômico é apresentado como um dado real, e os avanços tecnológicos são fatores determinantes, também aumentam os desafios na prestação de serviços à população.

Assim, para Teixeira, que também é presidente do evento, “a Odontologia, como parte integrante deste universo, entende que o senso crítico e a competência devem fundamentar a qualidade do atendimento odontológico nos âmbitos público e privado”,

Diante da grande oportunidade, ele convida e espera a participação maciça da categoria.

Para o presidente do CRO-PA, Roberto Pires, além de debater temas de suma importância para cirurgiões-dentistas, técnicos em Saúde Bucal (TSB) e auxiliares de Saúde Bucal (ASB), a Jornada será um momento de troca de experiências entre profissionais, contribuindo para o exercício da odontologia na região.

Para a programação, CRO-PA e ABO-PA estão contando com a participação de especialistas de diversas áreas, que vão proferir palestras sobre temas técnico-científicos e relacionados à conduta do profissional.

A primeira palestra, na manhã de quinta-feira, será proferida pelo presidente do CRO-PA, Roberto Pires, abordando o tema “Código de Ética Odontológica”. Em seguida, acontecerá a palestra sobre “Responsabilidade Civil do Cirurgião-Dentista”, por Leonardo Soriano, e “Terapêutica Medicamentosa: Uma abordagem Simplificada para o Clínico”, pelo professor Sílvio Menezes.

Simultaneamente, vão ocorrer palestras voltadas para os auxiliares, abordando os temas “Biossegurança na Prática Odontológica”, proferida por Giane Bestene e “Código de Ética e Legislação”, por Ieda da Cunha. E à tarde palestra sobre “Motivação: Relacionamento Pessoal, Manutenção em Equipamento Odontológico”, proferida pelo empresário do setor Pedro Pessoa. Às 19h será realizada a solenidade de abertura.

Na sexta-feira, para os cirurgiões-dentistas, haverá palestra sobre “Exames Laboratoriais: Noções Básicas de Interesse Odontológico”, proferida por Ieda da Cunha, e para todos a palestra “SUS: História, Situação Atual e Perspectivas”, proferida por Izamir Carnevalli.

Finalmente, no sábado, acontece a palestra “Noções em Cirurgia Oral Menor”, proferida por Leonardo Soriano, também para cirurgiões-dentistas.

Informações: ABO-Marabá (94) 3321-1272/3321-1067 e CRO-PA (91) 3205-1600.
Roberta Vilanova (8137-0626)
Jornalista Reg.838 DRT-PA

Um comentário: