sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Conceição do Araguaia comemora avanços na saúde pública

Delmiro Silva

O município de Conceição do Araguaia tem obtido significativas melhoras na área da saúde pública ao longo dos últimos anos com a expansão de programas de saúde da família com dez equipes divididas nas zonas rural e urbana, implantação da clinica de especialidades “Mirian Furtado”, implantação do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), da Farmácia Popular e de uma central de imunobiologicos, intensificação de agentes de endemias no campo no combate da leishmaniose. Conceição do Araguaia conta atualmente com 800 pacientes atendidos pelo programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), amparados pela portaria 55/1992 do Ministério da Saúde.

No tocante a Saúde Preventiva, a Secretaria Municipal de Saúde tem feito regularmente as campanhas de multivacinação e específicas, realização de dedetização em residências e logradouros públicos no combate a flebotamus e aedes aegypt, programa, além do programa “Agita Conceição” onde mais de 300 idosos participam ativamente com atividades como hidroginástica e ginástica.

Saúde da mulher

Na questão da saúde da mulher a Secretaria Municipal de Saúde tem feito regularmente palestras educativas, e outras champanhas no sentido de dar especial atenção a saúde feminina, além disso, dois ginecologistas realizam com a devida freqüência o no Hospital Regional o CAF (Cirurgia de Alta Freqüência).

NASF

O Programa do Núcleo de Apoio a Saúde da Família já está sendo implantado com seu espaço físico sendo inaugurado no próximo dia 22 (segunda-feira) na Avenida JK, Centro da cidade.

De acordo com José Ananias, 39, morador de Conceição do Araguaia, a saúde pública no município tem melhorado sensivelmente nos últimos anos, mas ainda há muito a ser feito, ele cita como exemplo a oferta de médicos e outros especialistas no Hospital Regional e em alguns postos de saúde, que ainda são insuficientes para atender aos munícipes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário