quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Curso de Enfermagem será viabilizado em Conceição do Araguaia

Por: Viviane Fialho

A diretora do Centro de Ciências Biológicas e Saúde, Ilma Pastana, esteve em visita a Conceição do Araguaia na ultima quarta-feira, 10, para participar da Aula Magna com os alunos do Núcleo VII da Universidade do Estado do Para (Uepa). A aula foi realizada no Auditório do Campus e contou com a presença dos alunos, professores, funcionários da Instituição, do prefeito Álvaro Brito e da diretora, Elida Elena Moreira.

Na oportunidade, ela visitou os Postos de Saúde da Vila Cruzeiro, do São Luis II, do Centro, da Capelinha, alem da Clinica Miriam Furtado de Mendonça, do prédio que abrigara o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) e o Hospital Regional de Conceição do Araguaia com o objetivo de verificar in loco a real situacao dessas instituições numa possível parceria com a Universidade para a implantação do curso de Enfermagem.

Segundo a diretora do Centro de Ciências Biológicas e Saúde, Ilma Pastana, essas instituições tem ótimas condições para atender o curso, no tocante a laboratórios, estágios supervisionados, entre outros. “Estou muito feliz com o que vi aqui. Superou minhas expectativas. A infraestrutura dos Postos de Saúde, da Clinica e do próprio Hospital Regional e algo surpreendente, sem contar com os profissionais de saúde, altamente qualificados e que residem no próprio município. Acredito que o curso de Enfermagem poderá sim ser ofertado já no vestibular deste ano, com vagas para 2011”, destacou.

Ilma Pastana disse ainda que ate o mês de marco uma Comissão, o próprio Colegiado do curso de Enfermagem e a Pro - Reitoria de Graduação vão expedir um parecer favorável ou não de acordo com critérios técnicos, sobre a viabilidade da implantação do curso de Enfermagem em Conceição do Araguaia. “Já me sinto comprometida com o município. A estrutura aqui e muito boa”, argumentou a diretora do CCBS.

Ilma ressaltou que ainda este ano, haverá o estagio rural, no qual os alunos da Uepa que estão cursando o ultimo ano de medicina e enfermagem prestarão seus serviços a comunidade conceicionense e da região sul do Para.

Estiveram acompanhando a diretora do CCBS em todas as visitas pelo município, a diretora do Campus em Conceição, Elida Elena Moreira, o prefeito Álvaro Brito, a vice-prefeita Wanda Aquino, o presidente da Câmara Municipal, Aurélio Milhomem (PMDB), os vereadores Divino Severino (PT), Evanilza Marinho (PSC), a vice-diretora do HRCA, Maria Neuza, a secretaria Adjunta de Saúde, Zilma Souza, e o diretor do Hospital Regional, Dr. Alexandre Nogueira de Freitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário