terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Começam preparativos para o Carnaval 2010

Por: Viviane Fialho

O carnaval de rua entitulado “Carnaval Regional do Araguaia – expressão do povo” na cidade de Conceição do Araguaia é reconhecido como um dos melhores em toda a região sul do Pará. E para manter essa tradição, o prefeito Alvaro Brito Xavier já está com uma equipe organizando a festa deste ano, sob supervisão do secretário de Cultura do município, José Valdi de Oliveira, que acontece entre os dias 13 a 16 de fevereiro.

Para o secretário José Valdi, a estimativa é que neste ano a presença do público supere os carnavais anteriores. “A festa no carnaval promete agitar Conceição do Araguaia. Estamos trabalhando para fazer um grandioso evento que irá atender aos anseios da população não só local, mas de toda a nossa região”, frisou.

Até o momento, o secretário adiantou para a nossa reportagem que diferentemente dos anos anteriores, este ano, não haverá ajuda de custo para os blocos carnavalescos.

De acordo com a organização do evento, as atrações carnavalescas serão distribuídos assim: a abertura da festa da folia será com a Banda Ballada Natyva e Levada Louca. A segunda noite ficará por conta das bandas Doce Feitiço e Novo Amor. Na terceira noite de folia, a festa será comandada pelas bandas Mistura Paraense e Novo Amor e na última noite, o encerramento ficará sob a responsabilidade das Bandas Mistura Paraense e Gata Dengosa.

As bandas se dividirão da seguinte forma: a primeira vai animar os foliões das 22h à 1h da manhã e a outra de 1h às 4h e após esse horário, será disponibilizado para os brincantes, som mecânico até as 6h da manhã.

A escolha da “Rainha do Carnaval” ainda não foi definida pela secretaria de Cultura do município.

A estrutura do carnaval 2010 contará com 25m de arquibancadas, 4 tendas de 12mx12m, 6 camarotes e 10 banheiros químicos. A folia será realizada no Projeto Beiradeiro e contará com o apoio da secretaria municipal de Saúde, de infraestrutura e Obras, Meio Ambiente, Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTRAN), Polícia Militar, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPA), além da secretaria de Turismo. A SMS estará distribuindo preservativos e orientando a população quanto ao perigo das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e a AIDS.

Em dois dias de folia haverá matinê para as crianças com apresentações de grupos musicais que ainda serão definidos. Haverá uma experiência nova este ano: a apresentação de um bloco fluvial destacado como “Araguaia Folia” e a realização de um Arrastão na terça-feira (encerramento de carnaval).

O projeto do Carnaval está orçado em mais de 200 mil reais. Os interessados em fazer a aquisição dos camarotes, assim como a locação de espaço para a comercialização de bebidas e implantação de barracas de alimentação, podem procurar a secretaria de Cultura, que fica na sede da prefeitura do Município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário