segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Conceicionense participou do Projeto Rondon

Delmiro Silva

O conceicionense Alex Benevides, estudante do 7º período do curso de História pela Faculdade Integrada de Ensino Superior de Colinas – TO (Fiesc) esteve participando no período de 24 de janeiro á 8 de fevereiro do Projeto Rondon em Palmas e Guarai-TO. O projeto Rondon realiza operações nos períodos de férias escolares: janeiro/ fevereiro e julho de cada ano. Para cada operação é lançado um convite (edital) as instituições de ensino superior (IES), que é divulgado no site do projeto Rondon e publicado no Diário Oficial da União. As IES enviam uma proposta de plano de trabalho para o projeto que por sua vez seleciona os participantes. Este ano nenhuma instituição de ensino Superior do Estado do Pará esteve participando.

Projeto Rondon é uma ação do Governo Federal coordenada pelo Ministério da Defesa, com a colaboração de diversos ministérios e apoio das Forças Armadas, responsáveis pelo apoio logístico e a segurança das operações que tem por fim viabilizar a participação do estudante universitário nos processos de desenvolvimento local sustentável e de fortalecimento da cidadania. Para aumentar a sua capacidade de atuação, o projeto procura parcerias com a iniciativa privada, órgãos públicos e organizações não governamentais. O projeto Rondon foi criado na escola de Comando do Estado-Maior do Exercito, em 1966 no então estado da Guanabara, o nome Rondon é inspirado no Marechal Candido da Silva Rondon, descendente de índios, na época diretor do Serviço de Proteção ao Índio, hoje a Funai.

De acordo com Alex Benevides, a experiência de participar pela primeira vez do Projeto Rondon foi maravilhosa estar durante treze dias em contato com uma comunidade diferente levando conhecimentos acadêmicos foi algo incrível. Ele disse ainda conhece e admira o projeto Rondon desde criança.

Este ano o projeto Rondon foi realizado em três estados: Bahia, Pernambuco e Tocantins, com a participação de 250 instituições de Ensino Superior de diversas partes do país cada uma delas representada por oito acadêmicos. Para obter mais informações sobre o projeto Rondon, acesse www.defesa.gov.br/projetorondon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário