sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Conceição terá apoio do Sebrae em projetos de Piscicultura e Apicultura

Projetos de apicultura e piscicultura foram discutidos na semana passada em Conceição do Araguaia com diversos produtores e com os parceiros dos projetos, entre eles: a prefeitura municipal, através da secretaria de Desenvolvimento Econômico, prestadoras de serviço como a Coopvag, Agrosul e Emater, Secretaria Estadual de Aquicultura e Pesca (Sepaq), Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Associação dos Apicultores do município (Apinc), Associação dos Aquicultores de Conceição do Araguaia (Aquicon), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Para (IFPA), alem dos Bancos do Brasil e da Amazônia.

O projeto e de gestão do Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) que vai dar total apoio aos produtores com treinamentos e realizando intercambio entre eles, pretende ainda desenvolver varias atividades nas duas áreas de produção, promovendo inovação tecnológica e pesquisa aplicada.

Durante os próximos três anos serão promovidas ações envolvendo a cadeia produtiva da piscicultura e apicultura. O projeto tem o objetivo de melhoria da renda dos produtores. Cerca de cem famílias estão envolvidas nos dois projetos.

O projeto de apicultura será desenvolvido nas regiões do P.A Canarana e Padre Josimo Tavares (Bradesco). Já o projeto de piscicultura será aplicado no P.A Joncon, Josimo Tavares (Bradesco) e na sede do município. Atualmente, são produzidas aproximadamente 10 toneladas de mel e 160 toneladas de peixes.

A boa noticia e que a prefeitura já possui o Selo de Inspeção Municipal (SIM), podendo certificar os produtos (peixe e mel) legalizando-os para a venda.

Um projeto ousado e necessário para os apicultores esta sendo pleiteado pela prefeitura municipal junto ao Ministério da Integração, trata-se de quatro Casas do Mel que serão implantadas nos P.As Curral de Pedras, Canarana, Josimo Tavares (Bradesco), e Ingá.

Já, para os piscicultores, a boa noticia e a implantação em julho deste ano de uma estação de produção de alevinos. O terreno foi adquirido pela prefeitura municipal e esta localizado no P.A Menina Moca. O projeto que esta orçado em 700 mil reais foi encaminhado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A Proposta com a estação de produção de alevinos e abastecer toda a região sul do estado.

O secretario de Desenvolvimento Econômico, Marco Aurélio de Almeida, garantiu que no próximo mês será implantado um Escritório Regional da Secretaria Estadual de Aquicultura e Pesca (Sepaq), o que vai alavancar ainda mais o setor.

Por: Viviane Fialho

Nenhum comentário:

Postar um comentário