sábado, 30 de janeiro de 2010

A Guarda mirin de Floresta resgata valores cívicos


A Policia Mirim de Floresta do Araguaia, é uma espécie de grupo de guarda mirim, algo que já existiu em várias cidades, e existem ainda em algumas cidades, no caso de Floresta, o grupo chama-se “Policia Mirim, Culturas e Artes”, foi fundado em Julho de 2009, por iniciativa do Cabo PM reformado Marcos que junto com sua esposa Luana Letícia e contando com a ajuda do Pr. Raimundo Jorge(IEQ).

Hoje a Policia Mirim conta também com um Capelão, o Pastor evangélico Ferreira Cruz, que tem curso de capelânia, está dando assistência espiritual a este grupo mirim, são recrutas, crianças a partir dos 8 anos. Além de disciplina militar, as crianças aprendem noções de ética, cidadania, patriotismo, etc. São como os antigos escoteiros, com a diferença de que esses novos grupos mirim estão mais restritos as áreas urbanas, a participação dos componentes da policia mirim está condicionada a freqüência e o bom andamento na escola, buscando valorizar assiduidade e boas notas.

Segundo o Cabo Marcos, esse grupo mirim tem como objetivo tirar as crianças das ruas, livrá-las das drogas, dando também cursos e orientações aos meninos e meninas. O garoto Mateus R. de Oliveira, de 12 anos; “__Me senti atraído a este grupo por causa do militarismo e a disciplina”. Disse Mateus, o garoto é um bom exemplo de disciplina e dedicação e sonha em ser militar do exército guando crescer; Mateus é filho de lavradores.

O grupo mirim tem cerca de 50 crianças e adolescentes, e a maioria sonha com a carreira militar.

Parcerias – A associação de Policia Mirim de Floresta, também mantém parcerias com outras instituições como a Assembléia de Deus Missão de Parauapebas e a Associação de Mulheres Empreendedoras (AME). As parcerias são importantes para que outros projetos se tornem realidade para estas crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário