sábado, 30 de janeiro de 2010

Entrevista com Presidente da Câmara Municipal Aurélio Milhomem

Em entrevista a nossa reportagem, o presidente da Câmara Municipal de Conceição do Araguaia, vereador Aurélio Milhomem (PMDB), relatou quais são as metas da sua gestão frente à presidência daquela Casa de Leis para este ano, além de destacar o alinhamento político com o prefeito Álvaro Brito e o compromisso de trabalhar em prol do povo com seriedade e transparência.

Diário do Pará: O que a população de Conceição do Araguaia pode esperar do vereador Aurélio Milhomem como presidente da Câmara Municipal.

Presidente: A população de Conceição do Araguaia pode esperar desse vereador aqui uma atuação mais enérgica junto ao Executivo Municipal. Vou ser ainda mais atuante em 2010 sob todos os aspectos. O prefeito Álvaro Brito ficou muito à vontade, devido a parceria que temos, mas, nós entendemos que o município é maior do que nós e somos responsáveis por ele. A nossa parceria continua mantida, mas, vamos cobrar e reivindicar muito mais benefícios para o nosso povo. No que for correto, estaremos com o prefeito.

Diário do Pará: A gente percebe que a população não participa como deveria das Sessões Legislativas. O que Vossa Excelência pretende fazer para atrair o povo conceicionense à Câmara Municipal.

Presidente: Infelizmente o povo não participa e não acompanha as Sessões Legislativas. Este ano quero chamar a atenção da nossa população para as sessões com anúncios em jornais da cidade e da região, através de carros-som e da Rádio Regional do Araguaia (AM). Espero que a população compreenda que é importante acompanhar o trabalho de cada um, até para que o eleitor saiba o que o vereador está fazendo em prol do município.

Diário do Pará: As sessões permanecerão às segundas-feiras às 18 horas.

Presidente: As Sessões Legislativas vão permanecer às segundas-feiras às 18 horas porque fazem parte de um calendário aprovado em plenário e isto obedece também o Regimento Interno da Câmara Municipal.

Diário do Pará: Um terreno foi adquirido com recursos da Câmara Municipal. Quando será iniciada a construção do prédio próprio.

Presidente: Esse terreno custou para os cofres da Câmara Municipal 180 mil reais. Estamos lutando para que a construção tenha início o mais breve possível e precisamos de parcerias. Nós fizemos um contato marcando uma audiência com a governadora do Estado, Ana Júlia Carepa, com o intuito de buscar recursos para a construção do prédio que é um anseio antigo do povo de Conceição do Araguaia. A obra está orçada em mais de 2 milhões de reais, mas, já temos apoio dos deputados federais Zequinha Marinho (PSC) e Giovanni Queiroz (PDT) que disponibilizaram emendas parlamentares no valor de R$ 250 mil cada uma. Tentaremos ainda, uma parceria com a prefeitura municipal nesse sentido.

Diário do Pará: Percorrendo o interior do município o vereador costuma ouvir os anseios da população. Vossa Excelência pode destacar quais são as principais reivindicações do povo conceicionense.

Presidente: O nosso povo tem grandes necessidades, mas, algumas delas são emergenciais como estradas, pontes, bueiros, entre outros. O nosso entendimento é que os recursos da prefeitura precisam ser administrados de forma que atendam melhor o povo de Conceição do Araguaia. E nós vamos batalhar para que isto aconteça fiscalizando e cobrando ainda mais do Executivo Municipal.

Diário do Pará: Quais são as metas de Vossa Excelência como presidente da Câmara Municipal.

Presidente: Este ano pretendo adquirir com recursos da Câmara Municipal três ambulâncias para serem distribuídas aos Postos de Saúde da Família dos distritos da Joncon (Lote 08), do P.A Pe. Josimo Tavares (Bradesco) e de Alacilândia. Essa decisão foi tomada após verificar a necessidade desse veículo para essas localidades, que atendem centenas de famílias. Pessoas são picadas de cobras, sofrem algum tipo de acidente ou alguma gestante precisa ser transportada para o centro da cidade para ganhar nenê e o veículo será de suma importância nesses e em outros casos.

Diário do Pará: Falando em alinhamento político, a sua gestão pretende trabalhar em parceria com o Executivo Municipal.

Presidente: Quero trabalhar com todos os oito vereadores e funcionários da Casa, com os poderes Executivo e Judiciário, além do Ministério Público. Acredito que o município só tem a ganhar quando um trabalho é desenvolvido com parceria e união. Meu trabalho será pautado pela seriedade e transparência acima de tudo, sempre prestando contas das nossas ações ao povo de Conceição do Araguaia.

Diário do Pará: Recentemente o Ministério Público ingressou com uma ação denunciando o prefeito Álvaro Brito por improbidade administrativa, alegando a não prestação de contas dos anos de 2005 a 2008, ou seja, do seu primeiro mandato. Essa prestação de contas foi apresentada à Câmara Municipal.

Presidente: Até o presente momento não foi apresentada nenhuma prestação de contas, mas, nós vamos solicitar do prefeito Álvaro Brito essa prestação tanto dos anos de seu primeiro mandato, como a referente ao ano passado também. O Procurador Jurídico da Câmara Municipal fará uma análise de todo o material apresentado pela prefeitura e nós vamos disponibilizar para conhecimento do povo conceicionense..

Diário do Pará: Fazendo um balanço das indicações e dos projetos-de-lei de sua autoria que foram apresentados ao Executivo no ano passado, como Vossa Excelência avalia o seu mandato até o momento.

Presidente: Pertenço ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), mas, devido às questões políticas e até partidárias, estamos tendo dificuldades com o Diretório Municipal. Eu avalio que as indicações feitas pelo meu mandato foram cumpridas em 30% no tocante a recuperação de estradas nas regiões dos P.As Chibiu e Milhomem. Solicitei através de indicação ao Executivo Municipal, a construção da rampa do Canudinho, por exemplo, mas, infelizmente ainda não fui atendido, porque o governo alegou falta de recursos. Não quero dar uma nota ao trabalho que venho desenvolvendo. Prefiro deixar que o povo me avalie. Só quero dizer que até o ano de 2012 esperamos ter cumprido esse importante papel – que é ser representante legítimo do povo de Conceição do Araguaia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário